Promotor
Teatro Municipal Joaquim Benite
Breve Introdução
Até há pouco tempo a vida de Martín, proprietário de um bar, corria bem. Mas a sua mulher, Ángela, deixou completamente de falar e também já não vem ao bar, onde trabalhou durante anos ao lado do marido. Martín não sabe o que se passa. Tudo o que sabe é que ela sai de casa todos os dias. Desesperado, pede ajuda a Gerardo, um homem que vê apaziguar com sucesso outro cliente do seu bar. Contrata-o para seguir Ángela nas suas deambulações pelas ruas da cidade, esperando assim salvar o seu casamento.
Em OS JUGOSLAVOS tudo começa num bar, numa situação aparentemente quotidiana, mas “nas obras de Juan Mayorga nada é o que parece e a mais simples das cenas tem um fundo filosófico”, escreveu um dos críticos que assistiu à estreia da peça, em Espanha. “Nesta história, viajaremos pelos recantos da cidade, pela alma das suas personagens, para recuperar feridas do passado e reconstruir mapas que nos levem a lugares perdidos”. Lugares como a Jugoslávia — nenhuma das personagens esteve neste país ou tem qualquer relação com ele; o título refere-se às pessoas que nasceram num país que já não existe. Juan Mayorga aponta que esta é “uma história sobre o amor, a tristeza, o poder e a importância das palavras”.
Os ARTISTAS UNIDOS regressam à obra do dramaturgo espanhol JUAN MAYORGA, de quem já encenaram textos como Hamelin, Últimas palavras do gorila albino e O rapaz da última fila. Vencedor de diversos prémios, em 2022 Mayorga foi distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias para as Letras pela “enorme qualidade, profundidade crítica e compromisso intelectual da sua obra: acção, emoção, poesia e pensamento”. Actualmente dirige o Teatro de La Abadía e o Teatro Corral de Comedias – Alcalá de Henares, ambos em Madrid.
Ficha Artística
Texto JUAN MAYORGA
Tradução ANTÓNIO GONÇALVES
Encenação PEDRO CARRACA
Cenário e Figurinos RITA LOPES ALVES
Desenho de Luz PEDRO DOMINGOS
Interpretação INÊS PEREIRA, MERCÊS SILVA, PAULO PINTO, PEDRO CAEIRO
Produção ARTISTAS UNIDOS
Preços