Promotor
Teatro Municipal Joaquim Benite
Breve Introdução
A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) foi fundada por Pedro Carneiro (diretor artístico), Teresa Simas, Alexandre Dias e José Augusto Carneiro, em 2007, criando espaço a novos solistas e maestros, trabalhando com criadores de renome; Emmanuel Nunes, Sofia Gubaidulina, Miguel Azguime; Jorge Moyano, Cristina Ortiz, Sergio Tiempo, Gary Hoffman, Filipe Pinto-Ribeiro, Carlos Alves, Heinrich Schiff, António Rosado, Artur Pizarro, Tatiana Samouil, entre outros.
Internacionalizou-se em 2010 no City of London Festival. Tem atuado por todo o país, no Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Cistermúsica, o Festival Internacional da Póvoa do Varzim, o Festival das Artes (Coimbra), Festival ao Largo, Festival de Marvão, entre outros. É apoiada pela Direção-Geral das Artes desde 2012, tendo como parceiros institucionais os municípios de Lisboa e Oeiras. Integrou o grupo para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GT-NECTES) com a missão de aconselhar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na definição de estratégias que promovam o acesso e inclusão de cidadãos com necessidades especiais no ensino superior. A consultora Everis Portugal elaborou um plano estratégico e gestão de benchmarking, acompanhando a OCP desde então como consultora pro bono, pelo ímpeto de António Brandão Vasconcelos (1959-2022).
A ação da OCP projeta-se também através de projetos de cidadania inclusiva originais como o “Notas de Contacto - a OCPsolidária na Cercioeiras”; “Orquestra dos Navegadores - a OCPsolidária no Bairro dos Navegadores”, “Sementes OCP”, no Centro Social 6 de Maio e na APAC de Barcelos. Refira-se ainda, a OCPdois dedicada ao encontro de mundos de músicos profissionais e de bandas filarmónicas, e outros músicos amadores (a OCP criou a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa).
Em 2010, lançou a Jovem Orquestra Portuguesa, representante de Portugal na Federação Europeia de Jovens Orquestras Nacionais, que se destaca pelas internacionalizações no Ateneu de Bucareste e na Konzerthaus de Berlim (Festival Young Euro Classic).
Ficha Artística
Orquestra de Câmara Portuguesa
Direção: Pedro Carneiro
Encenação: Teresa Simas
Violino: Sofia Ruivo
Viola: João Álvares Abreu
Programa / Cartaz
Composición enarmónica para instrumentos de arco (1742), Francisco Valls Sinfonia Sesto Tuono, op. 22, Biagio Marini Chorale prelude "Vor deinen Thron tret ich hiermit", BWV 668, J. S. Bach Locus Iste, Anton Bruckner Sinfonia No. 59 em Lá maior, Hob.I:59, “Fogo”, J. Haydn
Intervalo
Sinfonia Concertante para Viola, Violino e Orquestra em Mi bemol maior K.364, W. A. Mozart
Informações Adicionais
Descontos para menores 25 e maiores de 65 disponiveis na bilheteira do TMJB